Ubatã: Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação sobre manejo clínico da dengue

05/03/2024 às 09h44

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quinta-feira, 29, um curso de capacitação sobre manejo clínico da dengue e discussão para aplicação de protocolos. O curso foi direcionado a enfermeiros e médicos da Atenção Básica e Hospital; Técnica  de análises clinicas; coordenadores/enfermeiros da Atenção  Primária, Policlínica, Melhor em Casa, SAMU, TEA, CAPS.

O objetivo da iniciativa foi auxiliar enfermeiros e médicos que estão atuando na assistência tanto da Atenção Primária quanto do Hospital Municipal, a identificação e tratamento dos pacientes suspeitos de dengue, bem como, auxiliar os profissionais que estão nas condenações dos serviços a melhor direcionar suas equipes diante deste momento de epidemia que o país vivencia.

Os participantes foram orientados quanto ao reconhecimento dos sinais e sintomas da doença e sobre o manejo correto dos pacientes, de acordo com os grupos de classificação da dengue. Na oportunidade foi apresentado o cenário epidemiológico do município, propostas estratégias a fim de evitar e/ou controlar surtos, discutidos os fluxogramas e a aplicação dos protocolos de acordo à realidade enfrentada.